Possivelmente, um dos setores de hotelaria mais populares do mundo são as pizzarias. No Ocidente é difícil não encontrar um restaurante especializado em pizza, é prato mais icônico e apreciado na gastronomia italiana. E isso, ao montar uma pizzaria, tem os seus prós e contras.
A maior vantagem é poder contar pelos dedos da mão as pessoas que não gostam de um determinado tipo de pizza, então a clientela potencial é inesgotável. E, como diz o ditado, no pecado vai a penitência. A principal desvantagem é a concorrência massiva.
Mesmo assim, com um bom planejamento e muito profissionalismo, montar uma pizzaria pode ser um negócio tremendamente lucrativo. Vamos ver o que vai precisar para abrir um negócio.
Planear o modelo de pizzaria que idealiza
Quando pensamos em pizzaria, pensamos num restaurante clássico italiano, com as toalhas em xadrez, seu pizeiro na cozinha. No entanto, existem diferentes modelos de negócios para uma pizzaria e deve ter a certeza sobre qual é o melhor para si.
O seu espaço pode se especializar apenas em pizzas ou, ao contrário, englobar o melhor da culinária italiana. Também deve pensar se vai ter um serviço de entrega em domicílio ou se vai atender apenas no estabelecimento.
Por fim, pode considerar a possibilidade de montar um food truck , um modelo de negócio ao qual as pizzas estão muito bem adaptadas, ou combinar as instalações físicas com o food truck.
Estudo de mercado antes da abertura da pizzaria
Um passo fundamental para montar qualquer negócio é estudar o mercado em que quer entrar. A vantagem das pizzarias é que possuem um dos maiores mercados de hotelaria do mundo .
O lado B dessa vantagem é que a concorrência pode ser feroz. Além de ser um dos tipos de restaurantes mais abundantes, também possuem franquias poderosas, como Telepizza, Domino’s ou Pizza Hut que podem monopolizar o mercado em áreas muito grandes.
Tente inserir o seu restaurante em locais com pouca concorrência direta ou com concorrentes “menos fortes” (ou seja, eles não estão a funcionar por algum motivo). Pode confiar o estudo de mercado a uma empresa (é sempre aconselhável recorrer a profissionais) ou acompanhar o potencial da concorrência.
A avaliação da concorrência pelos usuários através da rede global é um dos melhores indicadores para saber o que vai enfrentar.
Tem o equipamento de pizzaria necessário
Uma das peculiaridades das pizzarias é que além de exigirem o equipamento usual de qualquer tipo de restaurante, é necessário adquirir máquinas mais específicas devido às particularidades deste produto estrela da gastronomia italiana.
De um modo geral, o equipamento que vai precisar será, no mínimo, um amassadeira de cabeça fixa para fazer a massa, um divisor ou laminador, armários de frio, mesas de pizza e fornos de pizza.
Quanto aos fornos, é preciso pensar bem o tipo que mais combina com o seu espaço, pois pode ser fundamental para fazer a diferença no sabor das pizzas. Merece uma seção própria devido à sua importância.
Forno a lenha ou elétrico?
Apostar na tradição ou na tecnologia moderna. A pizza é um alimento tão clássico que vale temos de fazer bem soma das despesas.
Pode se estar a perguntar porque, se é tão óbvio que o forno a lenha é a melhor opção , essa questão é frequentemente levantada. Basicamente por dois motivos.
Em primeiro lugar, porque ainda se acredita que os fornos a lenha podem ser prejudiciais à saúde devido à suposta contaminação por enxofre e pelas dioxinas que geram. Descarte essa ideia. É falso. Não há um único estudo científico para apoiar esta suposição.
Em segundo lugar, e esta razão faz sentido, porque o forno a lenha é mais caro que o elétrico e exige maior especialização por parte do pizeiro e portanto, o seu salário é geralmente mais alto.
Mas…
O investimento de um forno de pizza a lenha pode ser substituído por, um forno de pizza elétrico.
As vantagens de um forno de pizza elétrico são inúmeras, desde a rapidez e eficiência, no aquecimento, limpeza. e consumos.
Vamos pensar desta forma, o tempo de preparar um forno a lenha para estar a temperatura correta num serviço, leva bastante horas. O elétrico basta selecionar um termostato ou vários, depende da marca do forno e se é mecânico ou eletrónico. E em bem menos tempo, vai estar a temperatura desejada.
Sem ter a sujidade que a lanha proporciona, se ter de se preocupar com a lenha, o manuseamento da mesma.
Em comparação de preço temos uma diferença muito grande de um forno a lenha ou gás para um forno elétrico, o que se reflete nas nossa vendas, por ano são vendidos muito mais fornos elétricos de que gás e lenha em conjunto.
Para terminar, os sistemas de extracçao para um forno a lenha ou a gás são muito mais dispendiosos, estas despesas em conjunto com as restantes despesas de abrir uma pizzaria, pesam muito no orçamento.
Mas todos estes fatores, variam, no tamanho da pizzaria, se so vamos fazer pizza, ou se vamos fazer da pizza um complemento do nosso restaurante.
Pode aprefundar este assundo em Tipos de fornos para pizzaria
A decoração da sua pizzaria
Uma grande rede de pizzarias como a Telepizza pode se dar ao luxo de ser tão impessoal quanto um McDonald’s, especialmente porque a grande maioria dos seus pedidos são entregas ao domicílio. No entanto, isso muitas vezes não funciona para pequenas empresas. Para isso é fundamental que o ambiente seja acolhedor, agradável e original.
As possibilidades são infinitas e podem variar desde ambientes tradicionais inspirados em restaurantes clássicos italianos até propostas mais inovadoras com espaços de estilo moderno. A localização das instalações e do ambiente são apenas alguns fatores a ter em conta na hora de escolher a decoração mais adequada.
O conselho de um decorador de interiores é sempre aconselhável na hora de abrir um negócio voltado para o público. Até o estudo do mercado pode dar boas pistas sobre os gostos dos potenciais clientes da região.
Ofereça um serviço de qualidade
Embora pareça óbvio, a má qualidade do serviço ainda é um dos calcanhares de Aquiles da indústria hoteleira. Os pilares de um bom atendimento são dois: eficiência e simpatia . E estes podem ser resumidos em um único conceito: profissionalismo .
Não duvide que contratar uma equipa profissional e experiente é um dos melhores investimentos na hora de abrir uma pizzaria. Mesmo que tenha de oferecer salários mais altos, a médio e longo prazo será muito mais lucrativo do que contratar pessoal não qualificado.
São inúmeros os casos de empresas que faliram por quererem maximizar os lucros em detrimento da redução da qualidade do serviço. Não caia nesse erro.
Estabeleça uma estratégia de marketing eficaz
Existem duas frentes que deve estabelecer na sua estratégia de marketing ao abrir uma pizzaria: a de proximidade e a geral.
A proximidade deve abranger a área onde o seu negócio está estabelecido. A caixa do correio continua a funcionar muito bem. No entanto, limita muito o crescimento da sua clientela.
É aí que entra a estratégia geral e para isso o melhor meio é a internet. Crie um site para o negócio o mais completo possível e seja ativo nas redes sociais.
Cuidado ao enfrentar más avaliações ou críticas negativas em sites como o Tripadvisor e similares. Sempre vão existir clientes insatisfeitos. O importante é que a média seja alta.
Procedimentos necessários para montar uma pizzaria
Os processos burocráticos para montar uma pizzaria são semelhantes a qualquer outro restaurante, ou seja, alvará de abertura, alvará de construção se for fazer alguma reforma, seguro de Responsabilidade Civil e Acordo Coletivo , obrigações com a Previdência Social.
Obviamente, todos os funcionários devem ter um certificado de manipulador de alimentos .
Quanto custa montar uma pizzaria?
Obviamente, o preço de montar uma pizzaria varia de acordo com o tamanho do negócio, preço de compra ou alugar (esta segunda premissa é geralmente acompanhada do preço da transferência), o tipo de mobiliário e decoração que escolher, a empresa de reformas, etc.
Em média, estima-se que o investimento inicial possa rondar os 70.000 euros , com um mínimo que normalmente não é inferior a 40.000 euros.
Montar uma pizzaria de sucesso pode ser uma tarefa difícil devido à enorme concorrência que existe e às complicações que qualquer negócio de hotelaria acarreta.